domingo, 31 de janeiro de 2016

Efeitos de um raio na rede elétrica.

Efeitos de um Raio na rede elétrica.

Efeitos de um raio na rede elétrica. O Brasil é atingido por mais de 50 milhões de descargas atmosféricas anualmente. Uma estrutura sem um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) for atingida por uma descarga, as consequências podem ser catastróficas. Mesmo descargas atmosféricas distantes podem causar danos aos equipamentos eletrônicos devido às sobretensões transitórias. O vídeo mostra as consequências do impacto da descarga atmosférica e suas sobretensões, e permite acompanhar em detalhes o caminho da corrente através da edificação. O vídeo também faz uma comparação entre um sistema sem proteção e outro com proteção à 4ª Potência. "Proteção à 4ª Potência'' significa a integração de quatro subsistemas de proteção, internos e externos, para assegurar a máxima segurança contra descargas atmosféricas. Sistemas de captação; Sistemas de aterramento; Sistemas de equipotencialização e Sistemas de proteção contra surtos.O Vídeo foi feito pela OBO Bettermann do Brasil Ltda, saiba mais em seu site: www.obo.com.br

Publicado por Engenharia Elétrica e Eletrônica em Quinta, 28 de janeiro de 2016

Motor feito com clips de papel

Motor feito com clips de papel :)

Pequeno motor feito com clips de papel e um solenoide caseiro. Toda a estrutura metálica que compõe o motor foi feita com clips de prender papel e solda comum para eletrônica. No topo da estrutura tem um solenoide feito com tubo de caneta e fio de cobre esmaltado. Um solenoide é um dispositivo eletromecânico composto por espiras de fio de cobre esmaltado enrolado em um tubo não magnético. Quando a bobina é percorrida por uma corrente elétrica, o campo magnético criado puxa qualquer material ferroso para dentro de seu interior, produzindo força mecânica. Saiba mais sobre solenoides: http://www.fis.ita.br/fis32/notas/cap11_notas.pdfNeste link você pode comprar 10 solenoides por um preço legal: http://s.click.aliexpress.com/e/NNfi2neYv

Publicado por Engenharia Elétrica e Eletrônica em Segunda, 25 de janeiro de 2016

Levitação Magnética. Muito Interessante

Levitação Magnética

Esta plataforma é composta por quatro eletroímãs e quatro sensores nas extremidades. Com os sensores, a base é capaz de processar a distancia entre ela e o objeto em levitação, permitindo o controle do campo eletromagnético quando necessário. Resumidamente, este equipamento funciona devido a repulsão magnética entre os eletroímãs e o ímã de neodímio que fica dentro do objeto suspenso. Quando essa força de repulsão é igual o peso do material, esse pode levitar. Praticamente isso é feito por um circuito que aumenta a força eletromagnética quando o objeto começa a chegar perto, e reduz quando o objeto começa a sair do intervalo. Uma forma simples de efetuar o controle deste equipamento é comparando os sinais dos sensores com o sinal de saída de um amplificador operacional, enviando uma tensão proporcional à diferença "Erro". O sinal de erro é então enviado para um sistema de compensação, permitindo mudanças rápidas na corrente necessária para variar a força eletromagnética exercida por cada eletroímã, variando a tensão de entrada dos eletroímãs de 5 à 12V . A aplicação de uma forma de controle é fundamental para que o objeto possa levitar, caso contrário, existiria muita vibração, causando instabilidade e impedindo o objeto de levitar. Formas de controles mais eficientes podem ser aplicadas. Um exemplo bem conhecido e o controle PID. Se ficou interessado é quer comprar um, confira este link: http://s.click.aliexpress.com/e/EqvZNJQNV Saiba mais sobre as formas de controle para sistemas de levitação magnética. Confira os artigos:ftp://labattmot.ele.ita.br/ele/lfilipe/Lab_Real_Remoto/Artigos/MagLev/Hajjaji_AE_IEEE_Trans_Industrial_Electronics_Magnetic_Levitation.pdfhttp://facta.junis.ni.ac.rs/acar/acar200801/acar2008-13.pdfhttp://www.mathworks.com/help/sldo/examples/magnetic-levitation-controller-tuning.html

Publicado por Engenharia Elétrica e Eletrônica em Sábado, 30 de janeiro de 2016

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O que é Energia Elétrica

              

            A  tecnologia dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a humanidade, equipamentos eletrônicos, como computadores, telefones, televisões, condicionadores de ar, entre outros so existem graças a energia elétrica, tornando-nos escravos desta energia elétrica. Nos dias de hoje a energia elétrica e tão importante que muitos comparam sua importância com a importância da àgua na vida das pessoas. 
               A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, que ao esfregar um âmbar ( que é uma resina fossilizi de arvores, em sua maioria e amarelada, nos dias de hoje é a aquele liquido amarelo que as árvores liberam ao ser machucada e que torna rigida ), a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começavam a ser atraídas pelo próprio âmbar, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. 
                 A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica. Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo. 
              A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como por exemplo a energia mecânica, energia térmica, etc. No sistema internacional (SI) a energia elétrica é dada em joule (J), no entanto a unidade de medida mais utizada, inclusive pelas Concessionárias de Energia Elétrica é o Quilowatt -Hora ( kWh ). 
                No Brasil , mais de 95% da energia elétrica e proveniente das usinas hidréletricas, o restante é a combinação das usinas nucleares de Angra dos Reis ( Angra I e Angra II) e das fontes de energias renováveis. 
            Vocês sabem dizer quais são as fontes de energia renováveis? Se sim deixe seu comentario logo abaixo. Se tiver algo a perguntar ou acrescentar deixe seu comentario logo abaixo tambem.  
                                 ( fonte : http://brasilescola.uol.com.br/fisica/energia-eletrica.htm )

Portifólio

              Rodrigo Barbosa Oliveira,  formado em Eletrotécnica,  atualmente cursa Engenharia Elétrica, pela Universidade de Uberaba-UNIUBE. Professor e cordenador do curso Técnico em Eletrotécnica do Instituto Educacional Profissionalizante - IEP unidade Iturama. Casado pai duas filhas , e muito apaixonado pela mundo da elétrica, eletrônica, automação e robótica.
           
               Este blogger está destinado ao conhecimento, e troca de informações, assim como curiosidades e atualidades, voltada para a elétrica, eletrônica, automação e robótica.
         
               Espero que gostem e que possamos trocar conhecimento, pois como diz o grande Filósofo e Matemático da Grécia antiga PLATÃO   " NÃO HÁ NADA BOM NEM MAU A NÃO SER ESTAS DUAS COISAS: A SABEDORIA QUE É UM BEM E A IGNORÂNCIA QUE É UM MAL "